Três questões básicas que irão ajudar muito a entender todo o processo:
O que é aferição?
O tacógrafo precisa estar em perfeitas condições de uso, com a velocidade, hora e distância correta com as informações do caminhão para receber os selos do INMETRO.
O que é Selagem?
A selagem e o ultimo passo antes do veículo passar pelo ensaio metrológico, nele o INMETRO terá certeza que todos os componentes do cronotacógrafo (cabos, chicotes, etc.) estão de acordo com normas do Denatran.
O que é Ensaio Metrológico?
O posto de ensaio possui em sua estrutura um equipamento com rolos que simula uma verdadeira pista de ensaio.
O veiculo e colocado sobre o equipamento, que e todo computadorizado, simulando um percurso de 2,0 KM com uma velocidade média de 50 KM/H. O tacógrafo deste veículo estará com um disco novo que será utilizado para registrar todas as informações durante o ensaio.
Após a conclusão desta operação, o equipamento emite um laudo atestando se o veículo está em conformidade com as normas do INMETRO e apto a receber o certificado definitivo de “cronotácografo aprovado”. |
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